segunda-feira, 25 de abril de 2011

Em um Mundo Melhor (2010) – In a Better World | Brasil - Dinamarca


Título Original: Haevnen

Título Nacional: Em um Mundo Melhor
País de Origem: Dinamarca
Idioma Falado: Dinamarquês

Diretor: Susanne Bier
Atores: Mikael Persbrandt, Trine Dyrholm and Markus Rygaard

Há um bom tempo eu não via um filme que retratasse tão bem as consequências de uma família conturbada na vida de uma criança. Na verdade, o filme explora bastante esse lado dentro de casa para mostrar o resultado na vida de 2 garotos entre os muros escola. Ambos sofrem com o tal bullying. 

Elias sofre com a separação de seus pais e sente na pele a ausência de seu pai, Anton, que trabalha como médico em um campo de refugiados na África. Christian, o segundo garoto, acaba de perder a mãe em uma batalha contra o câncer e vai morar com o pai, contra sua vontade. Claramente abalado pela perda, Christian culpa o pai por não ter salvado sua mãe e se revolta com todos a sua volta, inclusive contra o grupo de alunos que insiste em sacanear Elias. A partir daí, os dois se tornam amigos inseparáveis e formam uma forte dupla na luta a favor da justiça. Buscam se vingar até mesmo de um ato de covardia contra o pai de Elias, que aparentemente mostra-se fraco e reprimido. Porém, até que ponto a justiça pode ser feita por dois garotos de 10 anos?


Em um erro de percurso durante um ato de vingança contra o agressor do pai de Elias, Christian acaba colocando a vida de seu parceiro em perigo, abalando fortemente a amizade da dupla. A mãe de Elias se revolta contra Christian e a partir desse momento a trama ganha força e nos prende à tela até o final do filme.


Vencedor do Globo de Ouro 2010 e do Oscar 2011 como melhor filme estrangeiro, “Em um Mundo Melhor” mostra a qualidade do cinema Dinamarquês com a consagrada diretora Susanne Bier.

Realmente um filme incrível, inteligente e autêntico, retratando de maneira real o impacto dos problemas familiares na vida pessoal dos filhos. Talvez uma breve lição para nos preocuparmos com o futuro de nossas crianças. Um belo filme!

Por Leandro Mendes

Sinopse CineMusical

4 comentários:

  1. Eu vi com a Surian o outro dia, uma história bem comovente mesmo, achei bonito como o médico despreza a vingança e tenta educar as crianças.

    ResponderExcluir
  2. Fala Lê, conforme havia falado, baixei o filme e acabei de ver. Mega treta esse filme né? Forte! Muito bom dá pra refletir muito em varios aspectos de varias partes diferentes do filme.
    Valeu pela dica.
    Abraço!
    Bruno Paixão

    ResponderExcluir
  3. E aí, Brunão!

    Filme bom, né? Eu curti muito... É um estudo mesmo das consequências da sociedade em relação a educação. Achei muito foda!
    Vc tem que ver o último post: "A corrente do bem". Também é irado!

    Abraço!

    ResponderExcluir