terça-feira, 21 de junho de 2011

Sinopse do filme “O Pequeno Buda” (1993) | Keanu Reeves


Título Nacional:
O Pequeno Buda
Título Original: Little Buddha
Idioma: Inglês
Diretor:  Bernardo Bertollucci
Elenco: Keanu Reeves, Chris Isaak, Bridget Fonda, Alex Wiesendanger, Sogyal Rinpoche, Ruocheng Ying e Greishma Makar Singh.

O filme “O Pequeno Buda” é uma produção singular. Com direção de Bernardo Bertollucci (“O Último Tango em Paris” e “Os Sonhadores”), a história traz profundas relações do indivíduo com o seu “Eu”, a compaixão como fruto de desenvolvimento e o desapego a questões mundanas.
Dean Conrad (Chris Isaak) é um arquiteto bem sucedido e marido de Lisa (Brigdet Fonda). Jesse (Alex Wiesendanger) tem dez anos e é filho do casal. Aparentemente, não é um padrão atípico de família norte-americana, pelo contrário, Lisa diariamente busca Jesse da escola e Dean chega cansado do trabalho.



Enquanto os personagens vão se desenvolvendo nos EUA, um grupo de monges budistas tibetanos conversam sobre a reencarnação de Lama Dorje. No budismo tibetano, “Lama” é a designação para “mestre”, responsável por transmitir a doutrina; o sacerdote. O Dalai-lama que conhecemos é um líder espiritual e foi responsável pela política integral no Tibete. Deixou formalmente o poder, no dia 30 de maio deste ano.

Decididos a ir à busca do jovem que possivelmente tenha reencarnado como Lama, Kenpo Tensin (Sogyal Rinpoche) e Lama Norbu (Ruocheng Ying) saem do Butão e se dirigem a Seattle. Denominados monges budistas, se apresentam à família de Jesse e propõem uma viagem ao país asiático. A partir daí a história de torna surpreendente, pois Jesse conhece mais duas crianças que podem também ser a reencarnação de Lama.

A história do príncipe Siddharta Gautama, que fundou o budismo é muito bem retratada no filme. O ator Keanu Reeves (“The Matrix” e “O Dia em que a Terra Parou”) interpreta o príncipe quando jovem e a sua jornada espiritual posteriormente.

A fotografia e a trilha sonora são deslumbrantes. As cores e a arquitetura dos templos budistas colaboram para uma viagem fantástica e mitológica. O comércio nas ruas e a simplicidade dos habitantes marcam profundamente a cultura do país, na qual a agricultura de subsistência emprega a maioria da população.

Para compreender basicamente esse contexto ético e filosófico, “O Pequeno Buda” é um pontapé; ao estudo e à prática do “Dharma”

Por Thiago Alzani
Sinopse CineMusical

Nenhum comentário:

Postar um comentário