sexta-feira, 8 de julho de 2011

Sinopse do filme Scarface (1983) - Com Al Pacino




Título Original: Scarface

Título Nacional: Scarface
Idioma: Inglês
Diretor: Brian de Palma
Elenco: Al Pacino, Michelle Pfeiffer, Robert Loggia, Steven Bauer, Mary Elizabeth Mastrantonio e F. Murray Abraham

O filme Scarface (1983) é um clássico do gênero Gângster. Escrito por Oliver Stone e dirigido por Brian de Palma, o filme retrata a vida de Tony Montana, interpretado por Al Pacino, (“Dia de Cão” e “O Poderoso Chefão”), um cubano que conseguiu sair do país governado por Fidel Castro no famoso e histórico “Êxodo de Mariel”, chegando a Miami em 1980.

Scarface é baseado no filme do diretor e produtor norte-americano, Howard Winchester Hawks, e leva o mesmo título (Scarface), porém, de 1932. Na primeira versão, Antonio “Tony” Camonte (Paul Muni) é um gângster à “Don Corleone”. Já na versão de Oliver Stone, Tony (Al Pacino) é um homem explosivo e dotado da mais pura expressão de loucura.

Na história, Tony Montana consegue refúgio nos EUA por conta da difícil política repreendedora de Fidel Castro. Na chegada à Miami, Tony acompanhado do seu amigo Omar Suarez (F. Murray Abraham) já comete o seu primeiro homicídio em uma quadra destinada aos refugiados cubanos, enquanto aguardam autorização para permanência no país. Já com a sua estadia regularizada e um bico daqui, outro dalí, Tony começa a andar com bandidos e praticar seus primeiros trabalhos ilegais, no papel de “função”(indivíduo que faz repasse de drogas) e de cobrar dívidas pendentes de cocaína. 

Percebendo que o seu caminho poderia ser arruinado por rivais, logo após o assassinato de seu comparsa, o cubano se junta ao cartel de Frank Lopez (Robert Loggia) e todo o seu conhecimento nos negócios e na arte da persuasão são postos em prática. Tudo caminha bem até conhecer a mulher de Frank, Elvira Hancock (Michelle Pfeiffer). Com o seu coração embebecido no mais doce absinto da paixão, Tony percebe que pode sim, conquistar tudo o que anseia, mesmo que o seu caminho se transforme ainda mais em um rastro de sangue e morte em busca do poder. A ascensão do protagonista durante o filme é impressionante. 



Mansão, jantares luxuosos, roupas de grife, banheiras, charutos, ouro, tigre, cocaína, conforto para a sua mulher e armas, muitas armas são algumas das aquisições de Tony.

A famosa frase vista por Tony, (“O Mundo é Seu”, em tradução literal), escrita em um dirigível que sobrevoava a mansão de Frank, é o ponto de partida para a sua obsessão constante em construir um império.

Com Al Pacino, Michelle Pfeiffer, Robert Loggia, Steven Bauer, Mary Elizabeth Mastrantonio e F. Murray Abraham, Scarface é uma obra prima, um relato fiel da angústia ao êxtase; da frieza ao amor; da pobreza ao poder.

“The Word is Your’s”

Por Thiago Alzani
Sinopse CineMusical

Um comentário: