sexta-feira, 3 de junho de 2011

Sinopse do filme "Valsa com Bashir" - Waltz with Bashir (2008)


Título Nacional: Valsa com Bashir
Título Original: Vals im Bashir
Idioma: Hebraico
Diretor: Ari Folman
Gênero: Filme/Documentário/Biográfico

Nota no Imdb

O conflito no oriente médio não é de agora. Há décadas, países lutam por questões territoriais e religiosas, resultando em grandes destruições e aumentando ainda mais o ódio étnico e a intolerância multicultural vizinha. A migração de refugiados de guerra também é uma questão para se analisar com bastante cautela.


O filme-documentário-biográfico “Valsa com Bashir” (em hebraico Vals im Bashir) aborda essa última questão. O ex-combatente israelense e diretor do filme, Ari Folman, retrata um dos períodos mais conturbados na história, marcados por intensos conflitos durante a ocupação das forças Israelenses no Líbano até a chegada à capital Beirute, em 1982, no intúito de derrubar as forças palestinas.

O assassinato do presidente cristão Bashir Gemayel colaborou no massacre de dois mil civis nas cidades de Sabra e Chatila, cidades em destaque no filme.
Diferente da linha comercial cinematográfica, Ari Folman relata a sua angústia e intensa busca às lembranças dos acontecimentos em formato de animação. Alías, “Valsa com Bashir” foi o primeiro documentário animado a ser veiculado e indicado a cinco Oscars de melhor filme estrangeiro.

Em diveros encontros com outros ex-combates de guerra, Folman tenta encontrar meios de se lembrar da invasão na qual participou através dos registros memoriais dos entrevistados. Essa “aminésia pós-guerra” de Folman se dá em razão do próprio trauma de guerra e desaparece com intenso trabalho. Fotos, dados e insides são as únicas ferramentas disponíveis e colaboradoras para as mais surpreendentes e chocantes revelações, do início ao fim do filme. O título “Valsa com Bashir” tem a ver com uma cena muito simbólica entre os combatentes. Espetacular!

A música presente na trilha sonora do filme,“This Is Not A Love Song” (1983), da banda PIL (Public Image Ltd), cantada pelo ex-vocalista dos Sex Pistols, John Lydon (Johnny Rotten), é uma “botinada” no estômago, em um cenário onde a influência do punk e o choque de valores ainda eram muito expressivos para a época.


Uma dica para quem vai prestar vestibular no decorrer do ano: “Valsa com Bashir” é um interessante ponto de vista crítico, um viés das recentes manifestações populares no Egito, Líbia e Tunísia.

Por Thiago Alzani
Sinopse CineMusical

3 comentários:

  1. Este filme é uma obra de arte contemporânea e do tipo que eu valorizo realmente. Apesar de nã ochegar nem perto da qualidade dos desenhos e animação da Disney e BluSky o filme tem qualidade suficiente pra agradar. E a história não é simples, pelo menos faz os adultos pensarem.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Osvaldo!
    Valsa com Bashir realmente é um filme de destaque.

    Sinopse CineMusical

    ResponderExcluir
  3. sinopse tem q t umas 9 linha no máximo

    ResponderExcluir