quarta-feira, 1 de junho de 2011

Sinopse do filme “A corrente do bem – com Kevin Spacey (2000)”


Título Nacional: Corrente do Bem
Título Original: Pay it Forward
Idioma Falado: Inglês/2000
Diretor: Mimi Leder
Elenco: Kevin Spacey, Helen Hunt e Haley Joel Osment

O Filme “A Corrente do bem”, dirigido por Mimi Leder, é mais do que uma produção cinematográfica. Não são apenas ótimos atores e atrizes interpretando um simples papel, nem efeitos especiais de tirar o fôlego. É a bela história de um garoto que acredita conseguir melhorar o mundo que vivemos. E ele consegue!


Eugene Simonet (Kevin Spacey) é professor de Estudos Sociais em uma escola típica americana, com problemas de violência e bullying. Trevor (Haley Joel Osment) sofre com o alcoolismo de sua mãe (Helen Hunt) e o abandono de seu pai. O professor Simonet propõe um desafio aos alunos: pensar em algo para melhorar o mundo e colocar em ação.

Diante das ideias infantis, porém comuns a estudantes da 7ª série, Trevor apresenta uma ideia um tanto quanto inteligente. Até mesmo Simonet fica surpreso! Considerando que se uma pessoa ajudar 3 pessoas, essas outras 3 pessoas ajudarem outras 3 pessoas, e assim por diante, o mundo poderá ser muito melhor pra se viver. O que pode ser verdade!

Como assim dizia o projeto, Trevor colocou sua teoria em prática. Ajudou um morador de rua, viciado em drogas, oferecendo comida e um lar para dormir. Claro, sem que sua mãe percebesse. Mas não foi difícil, já que sua mãe era um tanto quanto ausente trabalhando em dois lugares diferentes para sustentar seu vício e o filho que tanto ama. O engraçado é que a teoria dá certo e ganha proporções estrondosas, ganhando a atenção da mídia e de um jornalista em especial, que beneficiado com “A corrente do bem” busca saber onde tudo começou.

A história é sensível, bem elaborada e real. E é essa similaridade com o mundo real que “A corrente do bem” se distancia das demais produções americanas.


Aconselho esse filme a todos. Quem sabe um dia não multiplicamos a bondade com essa velocidade. Afinal, assim como nós estamos destruindo o mundo aos poucos, somente nós conseguiremos colocá-lo nos eixos. A ideia do garoto Trevor pode ser uma forma de começarmos a melhorar o mundo.

Por Leandro Mendes
Sinopse CineMusical

13 comentários:

  1. Amo esse filme e foi descrito muito bem !!!!

    ResponderExcluir
  2. pena que no final ele morre!

    ResponderExcluir
  3. Perfeitoo, maas ele falece no final!!!!

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Trevor, de 12 anos, leva uma facada de um marginal que estuda na mesma escola que ele. Mas antes de morrer, deixa uma linda lição de vida ao mundo inteiro.

      Excluir
    2. Bota marginal nisso Yanca...........

      Excluir
    3. Facada e um de um marginal da sua escola que brigava com ele



      Excluir
  5. Corrente do bem gosto muito de mais é muito bom importante existe problemas sociais

    ResponderExcluir
  6. Muito triste e muito lindo ao mesmo tempo. Várias lições preciosas, valeu a pena. Chorei horrores!!!

    ResponderExcluir
  7. O filme mostra que cada pessoa se incumbe de fazer alguma coisa boa ao outro e que essa incumbência Seja levada às outras como desafio de vencer barreiras propagando o bem através de atividades benéficas que venha mudar a história de vida das pessoas.

    ResponderExcluir
  8. Uma história muito linda e muito triste❤️😢,mas isso nos trás uma lição:ajudar o próximo e dar mais valor nas pessoas que amamos❤️❤️

    ResponderExcluir
  9. O filme é lindo, sensível e reflexivo. Independente de orientações ou crenças ideológicas, a inteligência e astúcia do garoto Trevor é a prova de que podemos ser muito melhores... Ser, sobretudo, empáticos ao invés de preocupados com o nosso próprio “umbigo”.

    ResponderExcluir