domingo, 22 de maio de 2011

The Way Back | O Caminho da Liberdade 2010


Título Nacional: O Caminho da Liberdade
Título Original: The Way Back
Idioma Falado: Inglês/ Russo / Polonês 2010

Diretor: Peter Weir

Elenco: Jim Sturgess, Collin Farrel, Ed Harris

"Just Keep Walking"


Nota no IMDB

Além de ótimas atuações e cenas estonteantes, o filme nos faz resgatar aulas de geopolítica, geografia, história e biologia. Chato? Muito pelo contrário, extremamente revolucionário.

Um drama que retrata a história de 7 pessoas que conseguiram fugir de um Gulag (Prisão Soviética de trabalhos forçados situadas nos confins da gélida Sibéria) em busca da liberdade.

Pois bem, vamos por partes. Filme retrata a triste, porém verídica, história de 7 desconhecidos que vivenciaram parte do horror da extinta União Soviética. A opressão, dificuldades, doenças e fome que vivenciaram dentro de um Gulag são bem retratadas no filme.

Por diversos motivos, os 7 protagonistas foram parar como prisioneiros na gélida Sibéria. E com a chegada de uma forte nevasca eles criam coragem para fugir do campo.

O que eles não imaginavam é que isso seria só o início da jornada, pois além dos guardas soviéticos e do inverno cruel, os moradores dos povoados ao redor da região eram pagos para delatar fugitivos. Começa então a jornada para encontrar a liberdade e nesse trajeto atravessam mais de 6 mil quilômetros e 6 países.

No meio da jornada eles encontram um novo membro. Na verdade, uma nova integrante, que também está tentando fugir do sistema.

As atuações estão maravilhosas, caindo no comum Ed Harris impressiona e Collin Farrell mostra que é um ator bastante versátil. Mas as atuações que emocionam são a de Jim Sturgess, que faz o impetuoso Janusz, o mentor e líder do grupo e a jovem Saoirse Ronan, que faz a corajosa e boa Irena.

Apesar de longo, uma produção que faz a gente prestar atenção em cada detalhe.
Um filme que sem dúvida deve entrar na coleção de casa e também escolar, com todos os requisitos para um épico.


Por Ritoca
Sinopse Cinemusical

Um comentário:

  1. filme maravilhoso, gostaria de saber qto tempo demoraram para fazer o caminho

    ResponderExcluir