quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Dillo Daraujo: Mestiço (2008)


O guitarrista Dillo Daraujo é uma das grandes preciosidades da música brasileira contemporânea, um motivo de orgulho nacional. Nascido em Brasília, Dillo gravou seu primeiro álbum em 2004 – CrocoDilloGang – que foi seu pontapé inicial no perplexo e complicado mundo da música.

Porém, Dillo amadurece rapidamente, coloca uma outra ideia na cabeça e começa a gravar seu grande álbum: “Mestiço”. O nome não é à toa. Realmente o disco é uma mistura só – uma mistura das boas! Lançado em 2008, “Mestiço” faz referência a diversos estilos musicais, que juntos formam uma bela e autêntica obra característica de nosso mais novo e querido músico: Dillo Daraujo.

Com o pé direito no blues, o esquerdo no Rock e as mãos sugando tudo o que há de melhor em nossa complexa música brasileira, desde o Baião do Nordeste ao Samba do Rio de Janeiro, Dillo criou algo totalmente novo e inspirador.

A primeira faixa do álbum, “Estilhaço”, já mostra do que o guitarrista é capaz de fazer. Com uma letra inteligente e engraçada sobre o desgaste na relação de um casal – inclusive sobre sexo - e com uma levada tão gostosa de ouvir, Dillo agrada logo na primeira impressão.

A maravilhosa “Paradoxo Blues” é nada mais nada menos que uma das melhores do álbum. É sua maior referência ao belo ritmo negro vindo de New Orleans: o blues. O solo é simplesmente incrível! Com uma pegada única e um timbre tão característico de sua bela guitarra, Dillo também mostra que sabe executar um blues como ninguém.

A canção “Melhor Metade”, imagino eu, foi uma de suas apostas para tocar nas rádios. Nessa canção Dillo conseguiu ser “pop” sem deixar a qualidade musical de lado e nos trouxe uma bela canção.



Tive o prazer de conhecer o Dillo em uma de suas apresentações em São Paulo, no Sesc Vila Mariana, e pude perceber a sensibilidade que existe em cada uma de suas palavras. A banda que o acompanha Brasil afora é de primeira qualidade, mas quem ganha destaque nos palcos é o jovem baterista Túlio Lima. Com um Swing que casa perfeitamente ao estilo de Dillo, Túlio parece entender perfeitamente as malucas convenções do líder da banda.

Claro que não poderiam faltar as baladas! As canções “Menina do Rio” e “Coração Vadio” demonstram toda a emoção existente dentro desse incrível guitarrista. O belíssimo solo de “Coração Vadio” é simplesmente inspirador. Elaborado com uma dedicação única, parece que Dillo teve inspiração de uma força maior – uma inspiração divina. Não duvido nada!

Acho que todo brasileiro com o mínimo de cultura possível, deveria ouvir Dillo Daraujo. É simplesmente uma aula para conhecer o que o Brasil tem de bom para oferecer.

Acesse o site do artista (www.dillo.com.br) e conheça mais. Seus dois álbuns estão disponíveis para fazer download gratuitamente. Ah, Dillo lançará seu terceiro álbum ainda este semestre: o “Fossa Nova”. Tudo indica que será um disco ainda mais maduro. Posso garantir!

Por Leandro Mendes
Sinopse CineMusical

3 comentários:

  1. Dillo é uma excelencia da musica brasileira!(Marcia - Goiania)

    ResponderExcluir
  2. Dillo,muita personalidade e musicalidade é isso!

    Val DF

    ResponderExcluir
  3. ashuashuashuashuashuaaaa
    é o cara!

    ResponderExcluir