segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Cisne Negro (Black Swan) – 2011 | Com Natalie Portman



Título Original: Black Swan
Título Nacional: Cisne Negro
País de Origem: Itália / França 1969
Idioma Falado: Inglês

Diretor: Darren Aronofsky

Atores: Natalie Portman, Winona Ryder, Mila Kunis e Vincent Cassel






nota no imdb


Cisne Negro é um dos belos destaques das telas deste ano, com uma atuação sensacional de Natalie Portman, que lhe rendeu a estatueta de melhor atriz no Oscar 2011. Um prêmio mais que merecido!

Natalie Portman interpreta Nina, uma dançarina de balé de destaque em umas das escolas mais cobiçadas de Nova York. Thomas, o diretor, decide “aposentar” a principal dançarina da escola, estrelada por Winona Ryder, e começa a procurar uma nova bailarina para substituí-la na abertura da temporada com a apresentação de “O Lago dos Cisnes”. Nina se encaixa perfeitamente com o papel do Cisne branco, porém Thomas deseja que a dançarina escolhida também interprete o Cisne negro, personagem malicioso e sensual – totalmente diferente de Nina, uma garota pura e ingênua. Mesmo assim o diretor a escolhe para o papel, acreditando que conseguirá corrompê-la e transformá-la na bailarina ideal para interpretar os dois cisnes.

A partir daí, Nina passa a ter alucinações e enlouquecer aos poucos para interpretar o cisne negro. Sofre pressões de todos os lados, inclusive de sua mãe – uma bailarina frustrada que vê na filha a oportunidade de realizar seu sonho de ser uma dançarina reconhecida. A mãe de Nina é uma personagem estranhamente peculiar no filme. Ao longo de “Cisne Negro”, ela demonstra ser obcecada pela filha e a educa como se fosse uma criança, o que passa a influenciar ainda mais para que Nina enlouqueça de vez.

Dirigido por Darren Aronofsky, que também trabalhou no fantástico “Réquiem Para um Sonho” e no drama “O Lutador”, “Cisne Negro” é mais uma de suas belas e esquisitas experimentações do cinema. Vale conferir, pois é a representação da arte tal como deve ser: arte trabalhada, carregada de diversos significados, puramente bela e inteligente.

Por Leandro Mendes
Sinopse CineMusical

Um comentário:

  1. Pra mim é um dos melhores filmes do ano, entre os 3, sem exagero. Junto com "Toy Story 3" e "A Rede Social". Incrível!!!
    E foi a primeira vez que li algo sobre a personagem da Barbara Hershey, a mãe da Nina! A personagem era bem peculiar e até hoje me deixou um pouca confusa.
    Enfim, foi um ótimo trabalho!

    ResponderExcluir