domingo, 30 de janeiro de 2011

Jeff Beck: Performing this week... Live At Ronnie Scott´s


Pra começar, um dos melhores shows de toda a história! E não é exagero, prometo... Confesso que pouco o conhecia, mas quando ouvi e vi esse espetáculo me senti emocionado em muitos momentos.

Jeff Beck é dono de uma técnica única, de extremo bom gosto e sensibilidade para tocar cada nota de sua inseparável Fender Stratocaster. Ele utiliza a alavanca e o botão de volume praticamente durante todo o show, em toda a música. Haja coordenação!O ambiente produzido para a gravação do DVD não poderia ser melhor: um pequeno bar londrino, aconchegante, rústico e com no máximo umas 100 pessoas. Ah, como desejaria ser um desses sortudos.

A banda que o acompanha nesse show histórico é de cair o queixo. A baixista, Tal Wilkenfeld, é o grande destaque... Não deve ter mais que 25 anos e toca como os “dinossauros” que a acompanham. Sem intimidação, ela faz um maravilhoso solo de baixo na belíssima canção “Stratus”. O bar Ronnie Scott´s simplesmente vai abaixo depois de quase dois minutos de belas notas e um feelling impressionante. O baterista Vinny Colaiuta é dono de uma pegada incrível, dando ainda mais brilho para as convenções, viradas e swings do gênio Jeff Beck.

Com as principais canções de toda sua carreira, Jeff Beck presenteia seus fãs com um repertório completo, bem escolhido e muito bem executado! Do início ao fim, Jeff demonstra não ter medo algum de abusar de novas técnicas e experimentações. Um ponto alto do show ocorre quando ele utiliza seu slide para mostrar mais uma de suas invenções. Calma, aparentemente não é nenhuma novidade, mas ele utiliza seu slide de uma forma totalmente diferente! Não usa no braço da guitarra, e sim onde ele deveria utilizar sua palheta. Você pode conferir no vídeo abaixo, no final da canção “Angel (Footsteps)”. Garanto que você vai se impressionar com a forma em que ele descobre as notas em um lugar onde até então não havia!



Vale destacar a participação mais que especial de Joss Stone na sensível e bela canção “People get Ready”, originalmente gravada pelo Rod Stewart. Eric Clapton, antigo companheiro no Yardbirds, também contribui com sua guitarra e voz em duas músicas: “Little Brown Bird” e “You Need Love”.

Quase me esqueço da maravilhosa versão de uma música dos Beatles: “A day in the life”. Os arranjos ficaram excelentes, dando mais sensibilidade ao clássico dos meninos de Liverpool. Confesso, talvez tenha ficado melhor que a original.

Enfim, uma apresentação única e memorável que ficará eternizada nas estantes de muitos músicos pelo mundo afora.

Por Leandro Mendes

2 comentários:

  1. A baixista que acompanha não é Rhonda Smith e sim
    Tal Wilkenfeld.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, Xyko!
    Alteração feita.

    Aliás, ela toca demais!!!

    ResponderExcluir