sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Novo álbum do Jimi Hendrix impressiona!


Escrevo esta matéria para aqueles que gostam e admiram o que o guitarrista Jimi Hendrix fez na cena musical nos anos 60 e 70, quando participou do memorável Festival de Woodstock e mostrou ao mundo sua guitarra crua, distorcida, repleta de microfonias e efeitos um tanto quanto estranhos e autênticos.

Valleys of Neptune é o mais novo álbum de Jimi Hendrix, com gravações inéditas realizadas durante o ano de 1969. Época um tanto quanto conturbada na vida do guitarrista, onde o ácido, cocaína e muita fumaça fizeram com que ele cavasse sua própria cova para descansar em paz, ou nem tanto, no ano seguinte!

O disco contém 12 faixas inéditas, cerca de 60 minutos de piração, rock and roll e sujeira da melhor qualidade, sem dúvida! Além de canções que o consagraram como guitarrista, há covers muito bem executados e interpretados como nunca. "Sunshine of your love", da banda Cream, é um dos destaques do álbum. Com pouco mais de 6 minutos de música, Jimi consegue mostrar ao mundo o quão irreverente ele conseguiu ser ao executar um clássico como ninguém, talvez até melhor que o próprio Eric Clapton.

"Fire" e "Red House" soam como o ponto alto do disco para quem não conhece muitos trabalhos de Jimi Hendrix. Ouvir o blues rasgante de "Red House" com os olhos fechados é como se imaginar dentro do estúdio ao lado do grande mestre, pois são solos malucos, experimentais e repletos de notas falhas, porém não erradas. Posso apostar que o dia em que Jimi gravou essa música, ele estava com um cigarro na mão esquerda, um uísque na mão direita, uma palheta velha e muito ácido na cabeça.

Valleys of Neptune é um clássico lançado no tempo errado, um tempo onde o que mais se vende é cultura pobre, ruim e modinhas que saem de cena no verão seguinte. Jimi Hendrix é a prova viva de que nasceu para viver eternamente nos ouvidos dos bons roqueiros e que, mesmo depois de 40 anos, seu som cai tão bem como se estivéssemos em Woodstock. Hendrix não pertenceu a nenhuma modinha passageira e "Valleys of Neptune" é a prova de que ele veio para fazer história.

Por Leandro Mendes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário