quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Sinopse do filme “Capitão América” – O Primeiro Vingador (2011)




Título Nacional: Capitão américa - o Primeiro Vingador
Título Internacional: Captain America: The First Avenger
Idioma: Inglês 
Diretor Joe Johnston
Elenco: Chris Evans, Stanley Tucci, Tobu Jones, Tommy Lee Jones, Samuel L. Jackson, Hugo Weaving



“Capitão América” foi um dos primeiros heróis da Timely Comics (atual Marvel Comics) criado pelos desenhistas Joe Simon e Jack Kirby a sair em quadrinhos nos EUA, na década de 40.
No período da 2ª Guerra Mundial, Adolf Hitler tenta conquistar a Europa através da sua campanha antissemita em busca da hegemonia da “raça ariana”. Aliado de cientistas, generais e demais autoridades, o Füher conhece Johan Schmidt (Hugo Weaving, “The Matrix”). Mesmo a sua história não sendo contada no filme, esse vilão seria um dos mais temidos.

Johan era filho de camponês e não teve estrutura familiar. O primeiro encontro entre Hitler e Johan, ainda pequeno, ocorre em um motel hospedado pelo líder nazista. A partir daquele momento, Hitler adota o garoto e passa a educá-lo pessoalmente. Mais tarde, Johan se transforma no Caveira Vermelha com a ajuda do cientista Dr. Arnim Zola (Toby Jones, “Confidential – Truman Capote”). Com a nova identidade, torna-se um dos mais perigosos inimigos do Capitão América.



Nesse mesmo período, do outro lado do Oceano Atlântico, os EUA estavam recrutando jovens para o exército. Entre os que buscavam ser um diferencial ao seu país, Steve Rogers (Chris Evans, “O Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado”), um garoto franzino e com saúde debilitada tenta incansavelmente ser selecionado para aturar nas Forças Armadas. Suas tentativas não resultam positivamente até que conhece o Dr. Abraham Erskine (Stanley Tucci, “O Diabo Veste Prada”), que o escolhe e o transforma em um soldado com poderes sobre-humanos, através de um composto químico. Nasce então o Capitão América, equipado de um escudo de aço raro, projetado pela Stark, e caracterizado com uniforme azul e branco (o espírito patriota não é por acaso).
O filme mostra as passagens do herói em um período conturbado pela guerra e a sua imagem como salvação mundial. As lutas contra o exército do Caveira Vermelha, a fotografia do filme e o desenvolvimento da história são fiéis aos quadrinhos. O mais legal de tudo é que os filmes da Marvel vão se encaixando na história como a aparição do Stark do “Homem de Ferro” e “Thor”. O personagem não tem experiência amorosa, é um pouco desengonçado, mas o seu coração é puro e repleto de compaixão.
Quando for assistir no cinema, aguarde os créditos terminarem. Para quem gosta do Universo Marvel se surpreenderá com o próximo filme da série.

Por Thiago Alzani
Sinospe CineMusical